Motoboy trânsito seguro

05/05/2016 13:56

Muitos acidentes ocorrem envolvendo motoboys no trânsito intenso de grandes cidades. Para evitar esses incidentes, o motociclista e o entregador express necessita tomar certos cuidados e atitudes para tornar o trânsito mais seguro. Veja abaixo algumas dicas:

Respeite os limites de velocidade e a sinalização

Tenha muita atenção ao pilotar à noite e nunca ultrapasse o sinal vermelho ou parada obrigatória ou preferencial.

Use equipamentos de proteção de qualidade

Escolha capacetes de cor clara e com adesivos refletores aprovados pelo Inmetro. É um item indispensável para a segurança do motoboy. Sempre o utilize com a viseira abaixada.

Inspecione a moto antes de sair

Sempre que for sair, verifique a calibragem dos pneus e observe se a corrente da relação está muito apertada ou solta ou se não há nenhum tipo de objeto preso. Fique atento também ao funcionamento do sistema elétrico e de freios e o nível do combustível.

Use os dois freios

Acione o sistema de manetes e freios do pedal quando for frear. O motociclista deve evitar frear bruscamente, pois, nessas situações, o peso da motocicleta recai sobre a roda dianteira, o que aumenta o risco do condutor perder o controle do veículo.

Transitar na chuva

Tenha atenção redobrada ao transitar na chuva. Pare a moto ao menor sinal de chuva e espere alguns minutos para que a chuva possa remover o excesso de resíduos e óleo na pista.

Atenção ao pilotar

Transite com o farol aceso sempre, mesmo durante o dia. Evite “costurar” nos corredores da pista, pois isso dificulta a visualização do motociclista por parte dos outros condutores e torna-o vulnerável a acidentes.